terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Discurso do Ministro da Administração Interna no Dia do Bombeiro

Minhas Senhoras e Meus Senhores

Festejar o Dia Nacional dos Bombeiros é, antes do mais, louvar e honrar os Bombeiros e enaltecer o importante contributo que dão para a prossecução de uma das mais nobres tarefas de serviço público, que é a segurança, a protecção e o socorro das pessoas. É homenagear os homens e mulheres que quotidianamente são protagonistas, quantas vezes anónimos, de histórias de coragem, abnegação e altruísmo.
Os bombeiros são a principal força, e a mais visível, mais próxima dos cidadãos, do Sistema Nacional de Protecção Civil. São os primeiros para quem as pessoas se voltam e por quem chamam em situações aflitivas ou de emergência, a quem cabem tarefas tão vastas como o salvamento e a prestação de primeiros socorros, a quem cabe uma parcela importante da tarefa de acudir a situações de catástrofe ou calamidade pública, e sobre quem recai a parte mais árdua e perigosa do combate aos incêndios. A acção dos bombeiros portugueses, e todos sabemos como a sua abnegação e competência tem sido duramente posta à prova, rege-se por uma perspectiva cívica, humanista e solidária.
É numa perspectiva solidária e cidadã que encaro a protecção civil como um bem público e um serviço fundamental prestado em benefício de toda a sociedade.(...)

Bombeiros Portugueses,
Saudamos a vossa coragem, o vosso altruísmo e o vosso espírito de voluntariado e a vossa generosidade. Sabemos que podemos confiar nos Bombeiros portugueses, que não hesitam perante o sacrifício e dão constantes provas de exemplar dedicação

Sem comentários: